1 de abril de 2011

A Fé do homem Interior


Romanos 1.16 diz que o Evangelho  “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. A palavra grega para salvação ou salvo é sozo e significa mais do simplesmente ser nascido de novo. Também significa ‘resgatar’, ‘libertar’, ‘proteger’, ‘curar’ e ter uma ‘mente sã’.

É isso que a palavra salvação - sozo- significa e, consequentemente, engloba: salvação, resgate, Liberace, preserves, cura e uma mente sadia. Todas estas coisas por meio do Evangelho, por meio da Palavra.

A Palavra de Deus possui o poder sobrenatural de produzir tais resultados em nossa vida. Como isso acontece? Por meio da Palavra que é uma semente semeada no coração e é produto de tudo que cresce a partir dela.


A fé do coração

Romanos 10.10 declara: “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”. A palavra sozo (salvar) e soteria (salvação) significam tudo a que nos referimos anteriormente.

Em outras palavras, salvação, resgate, libertação, preservação, cura e uma mente sadia vêm como resultado de crermos com o coração e confessarmos com a boca. Vamos analisar com mais detalhes o que “crer com o coração”, de fato significa.

Deus criou o homem à sua imagem. Em Gênesis 1.26, ele diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Deus refere-se a si mesmo como “nós”. Isso é significativo? De acordo com a Bíblia, Deus é uma Trindade. Ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ao longo da história, as pessoas tentaram desvendar como isso funciona, entretanto nunca conseguiremos compreender a Trindade com a mente. Todavia, a Bíblia afirma largamente que é assim.

Deus é três e um ao mesmo tempo, e cada um das três pessoas da divindade é Deus, e mesmo assim Deus ainda é um. Aleluia! Portanto, de que forma Deus criou o homem “conforme a nossa semelhança?” Conforme ele próprio, naturalmente! Como Deus é trino, criou o homem trino. Deus é um, sendo assim, criou o homem como um ser completo. O homem é um ser trino, é espírito, alma e corpo.

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicentes 5.23). Deus criou-nos trinos e está interessados em nos manter espírito, alma e corpo. Não está apenas interessado na regeneração do espírito, mas também na preserves da alma e do corpo. Por conseguinte, o Evangelho, ou a Palavra, contém boas novas sobre o poder para cada uma destas áreas. A Palavra é que nos gerou (Tiago 1.18), a Palavra renova nossa mente (Tiago 1.21) e cura nosso corpo (Salmo 107.20).

O homem é um ser com três funções muito diferente. Com o corpo ele se relaciona e recebe informações do mundo físico. Na alma, que é constituída da vontade, mente e emoções, está a consciência que reúne e processa as informações recebidas do mundo físico. E com o espírito, o homem relaciona-se com Deus e pode receber informações dele.

A Bíblia utiliza uma variedade de expressões para o espírito do homem. Efésios 3.16 diz: “[…] vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior”. Efécios 4.24 declara: “e vos revistais do novo homem, criado Segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.“homem interior do coração” Em 1Pedro 3.4 é chamado de "homem interior do coração". “nova criatura”. O texto de 2Coríntios 5.17 chama de Efésios 1.18 declara: “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados”. São nomes diferentes para as mesmas coisas; espírito, coração, ou homem interior. Deus é Espírito (João 4.24), e como somos nascidos do Espírito, nós também somos espíritos (João 3.6).

No momento em que nascemos de novo, o Espírito de Deus recria nosso espírito e, então, passa a habitar em nós. Nosso espírito passa a ser nova criatura em Jesus Cristo, e o Espírito de Deus testifica em nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8.16).

Um novo homem foi criado dentro de nós, ou seja, o nosso espírito, o nosso coração. Nosso espírito foi criado para ser como Deus (Éfecios 4.24) e é participante da natureza divina por meio do Espírito de Deus. Este é o verdadeiro eu. Se morrêssemos agora mesmo, nosso homem interior continuaria a viver na eternities.

Quando dizemos que nosso espírito é nosso verdadeiro eu, não queremos dizer que a alma e o corpo físico não são reais. Com certeza, eles são. Nosso corpo é palpável e real. Deus criou todo o nosso ser e está interessado em todo ele. É por isso que providenciou a cura física. Entretanto, somos mais do que um corpo, possuímos um tesouro precioso dentro de nós que é nossa verdadeira person alidade - o homem interior, o espírito ou o coração.

Algumas pessoas afirmam que o espírito e a alma são a mesma coisa. Mas isso não é verdade. Se fosse assim, 1Tessalonicenses 5.23 não iria mencionar espírito, alma e corpo individualmente e Hebreus 4.12 não diria que a Palavra de Deus é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, lentando até o ponto de dividir alma e espírito. Se dividir alma e espírito é uma função especial da Palavra de Deus, deve haver algumas diferenças entre os dois que possibilita sua separação. Portanto, o homem é espírito, alma e corpo.

Segundo João 3.6, somos seres espírituais, e o lugar mais apropriado para um ser espiritual é “no espírito”. Somos muito mais do que simplesmente um corpo ou mesmo um corpo e uma alma. Somos seres espírituais e temos um homem interior que, por meio do Espírito de Deus, mantém um realacionamento ininterrupto com o próprio Deus; com sua glória, poder e sabedoria.

É essencial que tenhamos isso em mente quando falarmos sobre fé. A fé não provém do corpo. Não podemos crer com o corpo. Nem tampouco a fé provém da alma. Não cremos com a mente, a vontade ou as emoções. A fé vem diretamente do coração. Podemos crer apenas com nosso espírito (nosso coração). É por isso que Jesus fala sobre não duvidar no coração, mas apenas crer (Marcos 11.23). É por isso que Romanos 10.10 diz que com o coração se crê para justiça e Efécios 1.18 menciona os olhos do coração.

A fé é produto do espírito regenerado. É no espírito regenerado que o Espírito de Deus habita. O texto de 2Coríntios 4.13 afirma que recebemos o espírito da fé. O Espírito alimenta, sustenta e ajuda a fé crescer em nosso espírito ou coração. Como? Por meio da Palavra que é espírito e vida.


O que é fé 

Hebreus 11.1 diz: "A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." Este versículo é citado muitas vezes assim: "A fé é o título de propriedade daquilo que se espera, a prova das coisas não vistas ainda", ou: "A fé é o título de propriedade daquilo que sabemos que possuímos, apesar de não termos visto ainda".

Uma das expressões de fé mais úteis e esclarecedoras é esta: "Fé é crer que Deus fará o que você sabe que que Ele disse em Sua Palavra que faria". Fé é crer que Deus não mentiu.

Deus nunca pediu que manifestássemos fé por algo que Ele não tenha primeiro prometido fazer por nós.

Certo escritor disse:

Deus trata com Seus filhos desta maneira: em primeiro lugar nos dá uma promessa e quando essa promessa produz fé, Ele a cumpre.

Lembremo-nos sempre de que Deus nunca nos pede que creiamos em algo que Ele não tenha primeiramente prometido fazer. Por isso, Paulo declarou que A fé é pelo ouvir (...) pela Palavra de Deus [de promessa] (Rm 10.17). Como a fé poderia vir de outra maneira?

Como eu poderia saber que um milionário me presentearia com mil reais, se ele não me dissesse que o faria? Sua capacidade de fazer isso não seria prova de sua vontade de fazê-lo. Devo, primeiro, ter sua promessa de fazê-lo antes de esperar tal presente.

 Balaão, um verdadeiro profeta do Senhor, disse:

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? ou falaria e não o confirmaria?"  Números 23.19

Há apenas duas classes de pessoas com as quais podemos nos identificar. Uma classe é a daquela que crêem; a outra, a das que não crêem. Ou a Palavra de Deus é verdadeira, ou não é. Ou Deus vai fazer o que prometeu, ou não vai. Suas promessas são confiáveis ou não são.

A pergunta então é: Cremos que a Palavra de Deus é verdadeira ou cremos que é falsa? Se Deus é verdadeiro, por que vacilamos em obedecer e nos fiar em Suas promessas, independente de vermos o modo ou não?

A fé genuína em Deus e na Sua Palavra é mais do que atirar-se nessa Palavra de promessa somente até o ponto de perceber-se com os olhos naturais. A fé genuína é um ato decisivo de crença contra todos os elementos opostos e barreiras de dificuldades que obstruem o caminho de uma resposta à nossa oração.

Aquele que faz a oração de fé invoca a Deus pelo que precisa e deixa o resultado com Ele, reconhecendo que, segundo a Sua Palavra, acontecerá. Sabe  o que Deus prometeu em Sua Palavra e não precisa buscar sinais e maravilhas para vereficar Suas promessas ou provar que Ele não falhará em cumprir-las.

A Palavra de Deus, em vez disso, diz: "E estes sinais seguirão aos que crerem" (Mc 16.17a), não aos que têm de ver antes de crer.

Davi disse: Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria... (Sl 27.13a). Não disse: "Eu tenho de ver antes de crer".


Fé na Palavra de Deus

"Se você tiver fé, Jesus disse: Nada vos será impossível" (Mt 17.20c).

Ele disse: "se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15.7).

Disse também: "Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei" (Jo 14.14).

E novamente: "Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis" (Mc 11.24).

É por isto que você pode Orar e deixar os resultados com Deus não obstante as circunstâncias. 

O relato de uma experiência nunca produzirá fé, mas ouvir a Palavra de Deus produzirá.


A fé e o homem natural

A fé não se preocupa com aquilo que o olho natural pode ver, com o que o ouvido natural pode ouvir, nem com o que o corpo físico pode sentir. A fé apenas vê a onipotência.

O olhos naturais vêem somente as muralhas grandes de Jericó, os ouvidos naturais ouvem somente o escárnio do inimigo; mas a fé vê as muralhas ruídas e o inimigo vencido.

O corpo natural sente as dores do câncer, mas a fé vê a dor desaparecer e ser consumida pelo poder curador de Jeová-Rafah, "O Senhor que te sara". (Êx 15.26).

Os olhos naturais vêem as nuvens negras pairando sobre a terra. Os ouvidos naturais ouvem o ribombar pavoroso do trovão. Mas a fé calmamente ordena: "Cala-te, aquieta-te!"

Os olhos naturais vêem a carne consumida pela turberculose. A mão física sente a febre ardente consumindo o corpo.

Mas a fé vê esse consumir  como parte da maldição da lei (Dt 28.22). A fé a vê como amaldiçoada no Calvário, onde a vítima foi redimida (Gl 3.13). Em nome de Jesus, a fé ordena à doença que deixe sua vítima e se retire do quarto, com a firme segurança de que as palavras da Bíblia se cumprirão: E os curarão, o Senhor o levantará.

Fé versus razão

Alguém poderia até concluir que a fé é inteiramente cega às condições físicas. Quando a razão quer discutir com a fé, a fé apenas ri, sem vacilar.

A fé vê Satanás vencido, mesmo que ele pareça estar governando com poder. Na mente da fé, as doenças estão curadas antes mesmo da oração.

A fé avança e age como Deus avança e age. A razão é turbada, agitada e nervosa; a fé permanece tranquila. A fé sabe que Deus não pode mentir; assim, nunca apresenta argumentos, mas se fia na promessa quando um pedido foi feito conforme a Palavra de Deus. A fé considerada a obra consumada, antes mesmo de manifesta.

A fé individual

As promessas de Deus são para você pessoalmente. Você tem o direito individual de orar pedindo, e de receber todas as bênçãos prometidas aos crentes.

Jesus disse: Aquele que pede recebe. Ele enfatiza esse fato seis vezes para que você compreenda perfeitamente que Ele deseja que você fique à vontade para pedir tudo o que quiser.

 Diz: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre."  (Mt 7.7,8)

Ao longo de toda a Bíblia, Deus procura inculcar em cada um de Seus filhos o fato de que todos temos direitos iguais. Ele não faz acepção de pessoas. Não tem prediletos. Espera que cada um de nós tenha fé.

Jesus diz: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (Jo 6.37). Isto inclui você. Cristo está dizendo: "o que vem a Mim para suprir qualquer necessidade, seja qual for, de modo algum o recusarei".

Jesus disse: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15.7).

Disse também: Tudo o que [vós] pedirdes, orando, crede que o recebereis e [vós] tê-lo-eis (Mc 11.24).

Paulo disse: "Se, [tu] com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, credes que Deus o ressucitou dos mortos. [tu] serás salvo" (Rm 10.9).

Todo pecador deve arrepender-se pessoalmente, crer pessoalmente, confessar pessoalmente, aceitar pessoalmente, receber pessoalmente e, então, será salvo pessoalmente.

Todo enfermo tem direito a pedir pessoalmente, crer pessoalmente, reivindicar pessoalmente, receber pessoalmente e, então, será curado pessoalmente.

Milhares de crentes passam a vida pedindo que outros orem por eles, dependendo das orações e da fé de outros, como se os outros vivessem mais perto de Deus do que eles; como se os outros soubessem orar melhor do que eles; como se Deus ouvisse a oração dos outros antes das suas.

Todo cristão tem direitos iguais, e é a vontade e o desejo de Deus que cada um de Seus filhos aproveite todas as Suas bênçãos.

Toda pessoa pode orar e receber a resposta.

Jesus disse: Todo o que pede recebe.

Todo pecador que já foi salvo teve de provar que a declaração de Cristo é verdadeira; do contrário, jamais teria sido salvo.

Se  o privilégio tudo o que pede recebe está à disposição de todos os inimigos de Deus, quanto mais estará à disposição de Seus filhos! Isto é, se esse privilégio estava disponível antes  de sermos salvos, quanto mais estará disponível depois de termos sido salvos?

Todo filho pode fazer seu pedido a seus pais.

Todo bebê faz seu pedido antes mesmo de saber falar uma palavra. Incapaz de fazer coisa alguma, chora e faz seu pedido. Obviamente, os outros filhos da família não têm de rogar à mãe o favor de dar mamar ao bebê. O bebê pede por si mesmo.

Há milhares de cristãos que nunca aprenderam sobre o privilégio de pedir por si mesmos. Gastam seu tempo escrevendo para os outros ou chamando outros para orar por eles, para fazer as orações que eles mesmo deviam fazer, para rogar a Deus por eles.

Outros podem orar com você, mas nunca substitua a sua própria oração pelas orações dos outros, porque Jesus disse: Todo o que pede recebe.

Cada homem que tem conta no banco pode preencher o próprio cheque. Seria absurdo pedir que alguém que mora do outro lado da cidade fosse ao banco e tentasse sacar uma parte do meu dinheiro de minha conta. A conta é minha. Posso preencher meu cheque sem qualquer dificuldade. Tenho o direito de reclamar o dinheiro, porque o dinheiro é meu.

Cada bênção provida pela morte de Cristo é propriedade particular de cada pessoa por quem Ele morreu.

A fé é crer que Deus fará aquilo que Ele diz em Sua Palavra que fará. Deus nunca pediu que alguém cresse que Ele faria uma coisa que não prometeu fazer.

Deus disse: "Eu sou o Senhor, que te sara" (Êx 15.26c).

O profeta Isaías disse: "Ele [Jesus] foi ferido pelas nossas transgressões (..) e, pelas suas pisaduras, fomos sarados."

Faça como Abraão. Ele creu em Deus e não esfraqueceu na fé (..) não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer (Rm 4.19-21).

Vá a Deus agora mesmo e cite qualquer de Suas promessas que deseja que Ele cumpra em sua vida. Peça-Lhe com fé. Faça a "oração da fé" reclamando essa promessa; isto é, deposite seu pedido no correio da fé e descanse. Confie-o às autoridades celestiais para levarem e trazerem de volta seu pedido devidamente atentido.

Não fique orando repetidamente pela coisa desejada. Solte a sua fé e deixe-a trazer-lhe a resposta.

Matenha essa atitude de fé. Não desista. Continue firme nas promessas de Deus, sem ceder nenhum pouco, e sua oração terá plena resposta, pois Deus durá: Vai, e como creste te seja feito. (Mt 8.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário